terça-feira, 29 de novembro de 2011

unidade 3 aula 1


·  Desenvolvo uma prática dialógica com meus alunos? Ouço suas ideias, dúvidas, curiosidades? 
·  Quais são as estratégias que utilizo e/ou considero que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as tecnologias podem auxiliar nisso?

Com nossos alunos desenvolvemos as práticas pedagógicas, alternando com as novas tecnologias da seguinte maneira: em sala de aula se trabalha o tradicional e uma ou duas horas por semana usa-se a informática. Com a informática os alunos só querem trabalhar nos computadores, mas também  não podemos deixar de lado a escrita manual usando textos, pois a partir deles que os alunos se desenvolvem e criam as histórias para trabalharem nos computadores, como irão usar a calculadora se não conhecem os números, por isso necessitamos trabalhar com o tradicional,  o lúdico e as tecnologias.
Segundo Pedro Demo,
  A linguagem do século XXI – tecnologia, internet – permite uma forma de aprendizado diferente. As próprias crianças trocam informações entre si, e a escola está longe disso. Não acho que devemos abraçar isso de qualquer maneira, é preciso ter espírito crítico - mas não tem como ficar distante. A tecnologia vai se implantar aqui “conosco ou sem nosco”.
                Nesse momento é muito difícil esse trabalho, mas com o passar do tempo, torna-se uma rotina e mais tarde usaremos somente as tecnologias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário